RETEXTUALIZAÇÃO – CONTO: PAUSA (Moacyr Sclair)
Público-Alvo
9º ano
Objetivos
Nesta sequência didática, os alunos poderão:
* desenvolver a habilidade de escrever textos a partir de outros textos, com vistas a efetuar modificações no gênero, no discurso, no conteúdo comunicativo, no registro, etc.;
* identificar os conhecimentos sobre o gênero Contos literários, explorando as práticas de oralidade, leitura e escrita.
Duração das atividades: Em média, quatro aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula, é necessário que os alunos tenham alguma familiaridade com os gêneros alguns textuais, dentre os quais destacamos a notícia, o conto, a poesia, o teatro, a HQ. Além disso, é desejável que o professor já tenha feito uma reflexão com os alunos a respeito da intertextualidade e de seus tiposcomo paródia e paráfrase.
Estratégias e recursos da aula
Antes de começarmos a aula, vale uma observação: de maneira simples e direta, entendemos como retextualização a produção de um texto a partir de outro.
A seguir, alguns exemplos de textos retextualizados. Inicialmente, há o Hino Nacional do Brasil e uma paródia dele e, por fim, há um poema de Fernando Pessoa – Autopsicografia – e uma versão retextualizada desse mesmo poema por outro escritor.
Propor, em seguida,atividades de retextualização com o conto, Pausa, de Moacyr Sclair, para que os alunos realizem. Procure ler, discutir e debater os textos com os alunos antes das atividades.
Recursos Complementares
Professor, para que o aluno veja a possibilidade de retextualizaçãoem outras linguagens, sugerimos que você apresente os vídeos a seguir. Trata-se da música “Meu Erro,primeiramente sua versão original, e em seguida uma versão de Zizi Possi.
http://www.youtube.com/watch?v=M2ijt9sg-pQ
http://www.youtube.com/watch?v=kZTBV-tYe-U
EXEMPLOS DE RETEXTUALIZAÇÃO
EXEMPLO I - (TEXTO ORIGINAL)
Hino Nacional
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !
RETEXTUALIZAÇÃO DO HINO NACIONAL
Fonte: http://oblogdobrasilio.blogspot.com/2008/05/exemplo-de-pardia.html
Professor, acesse o site para visualizar melhor o texto.
EXEMPLO II - (TEXTO ORIGINAL)
Autopsicografia( Fernando Pessoa) - 27/11/1930
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fonte: http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp , acesso em 02/11/2009
- Livremente inspirado no poema “Autopsicografia“, de Fernando Pessoa.
Ana Helena Ribeiro Tavares
RETEXTUALIZAÇÃO
Por que escrevo?
O escritor é um observador.
Observa tão atentamente
Que na escrita tem que expor
Tudo o que percebe à frente.
E ainda sabe ele que ao escrever
De fugir da timidez é capaz…
Se cara a cara não consegue deixar ver
Tudo o que seu coração traz…
E, enfim, nos textos que cria
(Com gosto doce, salgado ou azedo)
Está a sua mais profunda fantasia,
Toda sua emoção, todo seu medo.
Brincar com as letras é, com magia,
Levar seu mundo à ponta do dedo.
http://ahrt84.blog.terra.com.br/category/brinc ando-com-os-versos/parodias-poeticas/ , acesso em 02/11/2009.
SONDAGEM
Com o objetivo de continuar identificando os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o gênero Conto literário, proponha à classe uma leitura compartilhada do texto "Pausa" - Moacyr Sclair, antecipando-lhes algumas informações que podem estar no texto a ser lido a partir do título, do tema abordado, do autor e do gênero textual.
Propor os seguintes tópicos para análise:
Elementos estruturais da narrativa
• Conflito e clímax;
• Espaço: físico ou geográfico; social (ambiente);
• Tempo: cronológico e psicológico;
• Caracterização das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
Propostas de Atividades
Dividir a sala em grupos. Cada grupo ficará encarregado de executar uma retextualização assim determinada:
história. Ponham a criatividade para funcionar!
* Um outro grupo pode retextualizar o texto utilizando personagens de histórias em quadrinhos já existentes e criar uma nova HQ.
* Outro grupo ficará encarregado de criar um novo final para o conto utilizando o final de uma novela, de um filme ou de um conto de fadas.
*A retextualização pode ocorrer quando um outro grupo criar uma notícia jornalística com o conto lido.
Professor, dê sugestões aos seus alunos, se necessário.
Avaliação
Professor, para avaliar o desempenho dos alunos, propomos, a seguir, alguns critérios:
a) O texto do aluno, retextualizado, dialogou com o texto motivador?
b) O aluno parafraseou trechos do texto motivador ou simplesmente copiou-os?
c) As ideias do aluno foram originais?
d) O texto foi coerente e coeso?
e) O texto atendeu à norma-padrão da língua escrita? (se o texto pertence ao registro escrito). Ou: o texto atendeu às características da língua oral? (se o texto pertence ao registro oral).
( Sandra Pires )
Crônica: Avestruz - (Mário Prata)
Público Alvo: 6º ano
Duração: 3 aulas.
Objetivos: Desenvolver e aprofundar a capacidade de leitura utilizando-se de estratégias.
Conteúdos: retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (crônica narrativa).
Competências e habilidades: identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (crônica narrativa).
Recursos: Cópias do Texto "Avestruz" de Mário Prata.
Etapas:
1.Ativação do conhecimento prévio;
2.Antecipação ;
3.Checagem de hipóteses.
Antes de mostrar o texto aos alunos, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos, oralmente:
Você conhece um avestruz?
Alguém já viu um?
Descreva como é?
Como você imagina que seja um avestruz?
Depois, o professor deve fazer a leitura oral do texto de Mário Prata, em seguida os alunos retomarão o foco narrativo e responderão aos seguintes questionamentos:
História analisada:
Foco narrativo:
Personagens:
Enredo:
Tempo:
Espaço:
Como atividade de Produção de Texto, pode ser solicitado, ao que
escreva um relato sobre seu Bichinho de Estimação ou sobre o
animal que gostaria de ter como de Estimação.
Para que o aluno possa aprofundar suas reflexões sobre o assunto,
o professor poderá sugerir ou passar fragmentos do filme "Os pinguins do papai", estrelado por Jim Carrey, dirigido por Mark Waters.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-144607/
( Célia Regina)
( Silvana Passos )
Crônica: Avestruz - (Mário Prata)
Público Alvo: 6º ano
Duração: 3 aulas.
Objetivos: Desenvolver e aprofundar a capacidade de leitura utilizando-se de estratégias.
Conteúdos: retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (crônica narrativa).
Competências e habilidades: identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (crônica narrativa).
Recursos: Cópias do Texto "Avestruz" de Mário Prata.
Etapas:
1.Ativação do conhecimento prévio;
2.Antecipação ;
3.Checagem de hipóteses.
Antes de mostrar o texto aos alunos, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos, oralmente:
Você conhece um avestruz?
Alguém já viu um?
Descreva como é?
Como você imagina que seja um avestruz?
Depois, o professor deve fazer a leitura oral do texto de Mário Prata, em seguida os alunos retomarão o foco narrativo e responderão aos seguintes questionamentos:
História analisada:
Foco narrativo:
Personagens:
Enredo:
Tempo:
Espaço:
Como atividade de Produção de Texto, pode ser solicitado, ao que
escreva um relato sobre seu Bichinho de Estimação ou sobre o
animal que gostaria de ter como de Estimação.
Para que o aluno possa aprofundar suas reflexões sobre o assunto,
o professor poderá sugerir ou passar fragmentos do filme "Os pinguins do papai", estrelado por Jim Carrey, dirigido por Mark Waters.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-144607/
( Célia Regina)
"Meu
primeiro beijo" - Público alvo: 9° ano
* Antes da Leitura:
- Ativação de conhecimentos prévios / levantamentos de hipóteses:
Questionamentos:
1- Comentar de forma sucinta sobre vida e obra do autor "Antonio
Barreto";
2- O que o título sugere?
3- Onde você acredita ser um local apropriado para um primeiro beijo?
* Durante a Leitura:
- Esclarecimento de palavras a partir do uso de dicionários.
- Confirmação ou retificação das expectativas de sentido criadas antes
da leitura.
Questionamentos:
1- Quem são e onde estão os personagens?
2- O narrador participa da história?
3- O vocabulário utilizado é adequado para uma paquera?
*Depois da leitura:
- Troca de impressões e escuta de posições e/ou opiniões relativas ao
texto.
Questionamentos:
1- A visão da
personagem-narradora em relação ao "Paracelso" foi a mesma do começo
ao fim?
2-
Explique como é apresentada a passagem de tempo no conto:
3- Há características das
personagens que chamaram a atenção?
* Interdisciplinaridade:
- Trabalhar alguns termos citados com as disciplinas de Biologia e
Química.
*Intertextualidade:
Apresente a música “Eduardo e Mônica ( Legião Urbana) aos alunos;
Distribua a letra da música para os alunos e proponha as seguintes
perguntas que poderão ser realizadas oralmente ou por escrito:
O que há em comum entre a música ouvida agora e o texto lido Meu Primeiro Beijo?
(Espera-se que os alunos percebam a semelhança na temática dos dois
textos – amor, relacionamentos)
Podemos dizer que a música ouvida é uma narrativa? Por quê?
Quais os personagens apresentados na música?
O narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.
Os acontecimentos narrados acontecem de forma mais ou menos rápida? A
ordem é cronológica ou não? Cobrem um período longo ou curto de tempo?
A história se passa em um espaço delimitado? Destaque do texto trechos
que se referem ao espaço.
Que fato deu origem à narrativa?
Fica claro na música o desfecho da narrativa? Qual é o desfecho?
A seu ver, a visão do amor aqui apresentada é a mesma do texto anterior?
Justifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário